A Guatá — Cultura em Movimento é uma associação sem fins lucrativos, sediada em Foz do Iguaçu, Paraná, inscrita no CNPJ sob o n.º 07.049.175/0001-32. Fundada em 2004, a associação mantém o Portal Guatá e, ao longo de sua trajetória de 21 anos, tem promovido revista impressa, exposições, bancas literárias e de periódicos, entre outras atividades.
A entidade tem por finalidade identificar, resgatar, documentar e fomentar a arte, a cultura, a história, a memória e a literatura como componentes essenciais para o exercício da cidadania. A promoção de suas atividades se pauta pela relevância pública e social, pela gratuidade e pela universalidade de acesso aos programas e ações mantidos.
A Guatá possui ampla experiência em ações voltadas à preservação da memória, tendo lançado diversos projetos nesse campo. Destaca-se, entre eles, o Nosso Tempo Digital, iniciativa pioneira com propósito semelhante ao Museu da Imprensa. Lançado em 2011, o projeto promoveu a recuperação, digitalização e publicação na internet de 387 edições do jornal Nosso Tempo, de 1980 a 1989 (disponível em www.nossotempodigital.com.br).
Dando sequência a essa caminhada, em 26 novembro de 2025, a Guatá lança o projeto Museu da Imprensa de Foz do Iguaçu, que visa a disponibilizar à comunidade um acervo digital reunindo informações registradas por diferentes jornais, revistas e livros editados no município ao longo das décadas — desde 1950 até o final de 2010. Trata-se de um importante resgate histórico, que permite o acesso público e gratuito às páginas que narram a vida e a vivência iguaçuenses.
Com o propósito de colaborar para a preservação dessas memórias registradas pela imprensa, a Guatá hospeda os acervos em um ambiente virtual, no qual serão publicados arquivos em formato PDF de maneira sistematizada e organizada, utilizando tecnologias modernas que facilitem a pesquisa e a leitura em computadores e dispositivos móveis. O Museu da Imprensa de Foz do Iguaçu, em sua primeira fase, publica coleções ou edições avulsas de 21 títulos.
