Publicação de 1997 apresenta um percurso da formação e desenvolvimento da cidade, assim como 77 depoimentos de pioneiros.
“Não se pode projetar o futuro de uma cidade sem conhecer suas raízes, sua identidade cultural, os sonhos e os exemplos de seus pioneiros.” Assim, os editores de Foz do Iguaçu: Retratos convidam para um mergulho na história da cidade. O objetivo, além de resgatar e promover a memória iguaçuense, é estimular a cidadania.
A publicação começa contextualizando a lenda de criação das Cataratas do Iguaçu e os primórdios da região, com base em pesquisas arqueológicas. Percorre a história da Colônia Militar, a formação do município e o processo de colonização. Avança para os marcos do desenvolvimento, como a oficialização do Parque Nacional do Iguaçu e as construções da BR-277 e das pontes internacionais ligando o Brasil à Argentina e ao Paraguai — além da Itaipu Binacional.
Nas páginas, o leitor encontra 77 entrevistas com pioneiros de Foz do Iguaçu, recolhidas e editadas a partir de jornais ou apresentadas de forma inédita. O conteúdo reproduz os depoimentos originalmente publicados em veículos como A Gazeta do Iguaçu, Nosso Tempo, Hoje Foz, Correio de Notícias, Guia de Turismo de Foz do Iguaçu, entre outros impressos.
